5 dicas antes de comprar seu primeiro Relógio Automático
Se você está considerando comprar o seu primeiro relógio automático, há algumas coisas que você precisa saber para fazer uma escolha informada. Este guia é feito para iniciantes no mundo da relojoaria, e traz dicas essenciais que podem evitar surpresas indesejadas. Vamos explorar os cinco pontos fundamentais que você deve considerar.
1. Relógios Automáticos precisam de manutenção
Relógios automáticos são movidos por componentes mecânicos, sem o uso de baterias, o que pode dar a falsa impressão de que eles duram para sempre sem cuidados. No entanto, isso não é verdade. A cada 5 a 10 anos, dependendo de vários fatores, será necessário fazer a manutenção do relógio para garantir seu bom funcionamento.
O motivo para isso é que o interior de um relógio automático é composto por engrenagens e molas que desgastam com o tempo. Além disso, os lubrificantes usados nas partes internas precisam ser repostos para manter o funcionamento adequado. Ignorar a manutenção pode resultar em perda de precisão e, eventualmente, o relógio pode parar de funcionar completamente.
Outro ponto importante é o custo da manutenção. Muitas vezes, o valor de um serviço pode ser tão caro quanto o próprio preço do relógio. Em muitos casos, trocar o mecanismo inteiro pode ser mais econômico do que realizar o serviço.
2. Relógios Automáticos não são tão precisos
Comparados a relógios eletrônicos ou ao seu celular, os relógios automáticos são menos precisos. Um celular, por exemplo, se ajusta automaticamente ao horário atômico, o que garante extrema precisão. Já os relógios automáticos podem perder ou ganhar segundos todos os dias. Em relógios de boa qualidade, essa variação pode ser de 3 a 4 segundos por dia, enquanto em modelos mais simples, pode chegar a 20 segundos ou mais.
Isso significa que você precisará ajustar o relógio periodicamente, especialmente se a precisão for importante para você.
3. Relógios Automáticos precisam ser movimentados
Mesmo sem baterias, os relógios automáticos precisam de energia para funcionar, e essa energia vem de uma mola que é carregada com o movimento do pulso ou através de corda manual. Se o relógio for deixado de lado por mais de 40 horas (a reserva de marcha média de modelos de entrada), ele parará, e será necessário dar corda e ajustar o horário novamente.
Essa necessidade de dar corda e ajustar o relógio frequentemente é uma característica dos relógios automáticos, que pode ser uma surpresa para quem está acostumado com relógios a quartzo.
4. Você vai precisar ajustar a hora regularmente
Como mencionado, a precisão dos relógios automáticos não é a melhor, e eles também podem parar quando não são usados por algum tempo. Isso significa que, ao colocá-lo novamente, você terá que ajustar o horário e a data. Mesmo que você use o relógio todos os dias, devido à variação de segundos diários, será necessário reajustar o tempo com alguma frequência.
Se você possui múltiplos relógios, essa rotina se torna comum, e ajustar o relógio pode até se transformar em um ritual divertido. No entanto, para quem busca praticidade, isso pode ser um incômodo.
5. Nem todos os Relógios Automáticos têm funcionalidades básicas
Ao comprar um relógio automático, é importante saber que nem todos vêm com características como hacking e hand winding. O hacking permite que o ponteiro dos segundos pare quando a coroa é puxada, facilitando o ajuste preciso do horário. Já o hand winding permite que você dê corda manualmente no relógio, em vez de depender exclusivamente do movimento do pulso.
Alguns modelos de entrada, como o Orient e até mesmo o Seiko 5, podem não ter essas funcionalidades. Isso significa que você terá que agitar o relógio para que ele volte a funcionar, o que pode ser um inconveniente para quem busca praticidade.
Considerações Finais
Esses são os cinco pontos que você precisa ter em mente antes de comprar o seu primeiro relógio automático. Apesar de alguns desafios, como a manutenção e a precisão, muitas pessoas se apaixonam por esses relógios devido à sua engenharia e estilo. Se você está entrando nesse hobby, fazer uma pesquisa detalhada e estar ciente desses fatores vai ajudar a evitar frustrações.
Recomendações de Relógios Automáticos
- Nome
- Jean Silva
- @jeanslofi